Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor.

“De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, disse a Aneel.

Pelo calendário divulgado pela agência reguladora, no dia 27 de fevereiro sairá a definição sobre a bandeira a ser aplicada em março, 

Custos extras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. 

Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.

Anualmente, ao final do período úmido, em abril, a Aneel define o valor das Bandeiras Tarifárias para o ciclo seguinte. 

Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, com condições de geração menos favoráveis, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos; na bandeira vermelha, no Patamar 1, com condições mais custosas de geração, a tarifa sofre acréscimo de R$ 4,46 para 100 quilowatt-hora kWh consumido. 

Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais custosas. Com isso, a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. 

  • Related Posts

    Inverno começou neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

    O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 de domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para…

    Read more

    Acidente entre caminhão e motocicleta deixa uma pessoa morta na RJ-186, em Santo Antônio de Pádua

    Um grave acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado nesta quarta-feira, 17 de junho de 2026, na RJ-186, na altura do km 40, na localidade de Monte Alegre, em…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    Prefeitura de Santo Antônio de Pádua divulga informações sobre a prova do concurso público

    Prefeitura de Santo Antônio de Pádua divulga informações sobre a prova do concurso público

    Governo do Estado decreta ponto facultativo na segunda-feira (29/06)

    Governo do Estado decreta ponto facultativo na segunda-feira (29/06)

    Operação em Itaperuna prende quatro pessoas e apreende drogas, munições e explosivo

    Operação em Itaperuna prende quatro pessoas e apreende drogas, munições e explosivo

    Polícia Civil prende criminoso que comandava esquema de “gatonet” em Campos dos Goytacazes

    Polícia Civil prende criminoso que comandava esquema de “gatonet” em Campos dos Goytacazes

    Autor de facadas contra motorista de aplicativo se apresenta à polícia e é preso em Santo Antônio de Pádua

    Autor de facadas contra motorista de aplicativo se apresenta à polícia e é preso em Santo Antônio de Pádua