Márcio Canella, 2° deputado estadual mais votado e ex-prefeito de Belford Roxo, é preso pela PF na Operação Unha e Carne 8

Márcio Canella, deputado estadual eleito pelo União Brasil e ex-prefeito de Belford Roxo, foi preso nesta quinta-feira (15) na Operação Unha e Carne 8, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O delegado Marcus Amim, ex-secretário estadual de Polícia Civil, também foi preso.

Segundo a PF, o objetivo é “desarticular uma organização criminosa armada suspeita de utilizar de uma rede de postos de combustíveis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro como plataforma de lavagem de dinheiro”. “O grupo investigado conta com a participação de agentes públicos e articulação político-institucional”, afirmou.

Canella e Amim são investigados por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e formação de cartel, entre outros crimes.

As prisões desta quinta foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e são um desdobramento da 6ª etapa da Unha e Carne, realizada em julho.

Na ocasião, Canella e Amim haviam sido alvo de buscas dentro de uma investigação sobre uma rede de postos de combustíveis no Grande Rio que movimentou, em 6 anos, R$ 7,6 bilhõesem um suposto esquema de lavagem e dinheiro, com anuência de políticos.

Canella acabou preso naquele 7 de julho, pois a polícia encontrou um fuzil em seu carro. Esse episódio levou à Unha e Carne 7, no mês passado, quando o vereador do Rio de Janeiro Jorge Canella (União) foi preso por posse irregular de armas de fogo de uso restrito.

Mandados

Nesta quinta, agentes saíram para cumprir 6 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Angra dos Reis e Armação dos Búzios.

Canella foi preso em casa, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio.

Presos:

  • Christiano Gaspar Fernandes
  • Giovanni Gaspar Fernandes
  • José Carlos Alves de Souza Júnior
  • Márcio Correia de Oliveira, o Márcio Canella
  • Marcus Vinicius Amim Fernandes
  • Pablo Jukia Felix Ferreira, o Pablo Russo, inspetor da Polícia Civil

Moraes também determinou o sequestro de bens e valores e a suspensão da atividade econômica de 112 empresas investigadas no esquema — a maioria, postos de gasolina.

A Corregedoria da Polícia Civil acompanhou o cumprimento dos mandados contra os policiais civis investigados.

A Unha e Carne 6

As investigações começaram com um relatório de inteligência enviado à PF pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O documento apontou que o grupo movimentou R$ 7,6 bilhões nos últimos 6 anos.

“Além do crime de organização criminosa, os investigados poderão responder por contratação direta ilegal e lavagem de dinheiro, além de outros que poderão surgir no decorrer das investigações”, disse a PF.

A ação se insere no contexto da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do julgamento da ADPF 635/RJ, a ADPF das Favelas, que, dentre outras providências, determinou que a Polícia Federal conduzisse investigações sobre relações de agentes públicos com facções criminosas.

Fonte: g1 – em atualização. / Foto: Allan Cavalcante/ TV Globo

  • Related Posts

    TRE-RJ proclama Douglas Ruas (PL) governador eleito

    Na sessão plenária desta quinta-feira (15), o Colegiado do TRE-RJ homologou, por unanimidade, o resultado da retotalização de votos para o cargo de governador nas Eleições de 2026. Com isso,…

    Read more

    Homem é preso após agredir companheira e mantê-la em cárcere privado em Pádua

    Um homem de 46 anos foi preso em flagrante por violência doméstica na quarta-feira (14), em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. Segundo informações da Seção de Comunicação Social…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    TRE-RJ proclama Douglas Ruas (PL) governador eleito

    TRE-RJ proclama Douglas Ruas (PL) governador eleito

    Homem é preso após agredir companheira e mantê-la em cárcere privado em Pádua

    Homem é preso após agredir companheira e mantê-la em cárcere privado em Pádua

    Polícia Civil recupera 16 pneus após golpe do falso Pix em Santo Antônio de Pádua

    Polícia Civil recupera 16 pneus após golpe do falso Pix em Santo Antônio de Pádua

    Márcio Canella, 2° deputado estadual mais votado e ex-prefeito de Belford Roxo, é preso pela PF na Operação Unha e Carne 8

    Márcio Canella, 2° deputado estadual mais votado e ex-prefeito de Belford Roxo, é preso pela PF na Operação Unha e Carne 8

    Câmara aprova novo limite de enquadramento para microempreendedor individual e inclui perdão de dívidas

    Câmara aprova novo limite de enquadramento para microempreendedor individual e inclui perdão de dívidas