Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas

Segundo Renan Filho, beneficio será gratuito para a carteira digital

O Ministério dos Transportes anunciou, nesta sexta-feira (9), o primeiro lote de carteiras nacionais de habilitação (CNH) renovadas automaticamente para condutores que não cometeram infração nos últimos 12 meses. 

A medida, adotada com o objetivo de beneficiar bons condutores, está prevista em medida provisória publicada no dia 10 de dezembro de 2025.

A data de hoje foi escolhida para o anúncio pelo fato de os condutores terem prazo de 30 dias, contatos a partir do vencimento da CNH, para fazer a renovação do documento.

“A decisão prevê que condutores responsáveis no trânsito não precisam realizar exames presenciais, se deslocar aos Detrans ou pagar qualquer taxa adicional para renovar o documento. O processo será totalmente automático e digital, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil”, informa o ministério.

Durante o anúncio do primeiro lote de CNHs renovadas automaticamente, Renan Filho disse que uma mensagem será enviada, por celular, aos bons condutores parabenizando-os pelo feito e concedendo, a eles, um selo..

Ele explicou que a gratuidade será para a carteira digital. Se o condutor desejar a carteira física, basta solicitar ao Detran, mas aí terá de pagar pelo serviço.

Renan Filho lembrou que, há alguns anos, o Brasil permitiu o aumento do número de pontos para condutores que cometeram infrações de trânsito, o que, segundo ele, acabava por beneficiar os infratores.

“Hoje, o Estado brasileiro está dizendo ao cidadão: seja um bom condutor para não pagar taxa nem novos exames. Para não perder o dia de trabalho, nem largar o que está fazendo para, de tempos em tempos, voltar a um guichê, pegar um papel, pagar por um carimbo, esperar muito e ser mais uma vítima da burocracia”.

O cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) pode ser feito por meio do aplicativo da CNH ou por meio do Portal de Serviços da Senatran.

Condutores com 70 anos ou mais não estão aptos a receber o benefício. Motoristas com idade a partir de 50 anos receberão o benefício uma única vez.

“A renovação automática não vale para motoristas que têm a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde”, informa o ministério.

Fonte: Agência Brasil

  • Related Posts

    Inverno começou neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

    O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 de domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para…

    Read more

    Acidente entre caminhão e motocicleta deixa uma pessoa morta na RJ-186, em Santo Antônio de Pádua

    Um grave acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado nesta quarta-feira, 17 de junho de 2026, na RJ-186, na altura do km 40, na localidade de Monte Alegre, em…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    Polícia Civil prende criminoso que comandava esquema de “gatonet” em Campos dos Goytacazes

    Polícia Civil prende criminoso que comandava esquema de “gatonet” em Campos dos Goytacazes

    Autor de facadas contra motorista de aplicativo se apresenta à polícia e é preso em Santo Antônio de Pádua

    Autor de facadas contra motorista de aplicativo se apresenta à polícia e é preso em Santo Antônio de Pádua

    Homem é conduzido à delegacia em Cambuci após suspeita de se passar por policial militar

    Homem é conduzido à delegacia em Cambuci após suspeita de se passar por policial militar

    Homem é preso após invadir residência, agredir ex-companheira e tentar matar outro homem em Miracema

    Homem é preso após invadir residência, agredir ex-companheira e tentar matar outro homem em Miracema

    Câmara de Pádua realizará audiência pública para debater trânsito e transporte público no município

    Câmara de Pádua realizará audiência pública para debater trânsito e transporte público no município