Uma formação de aspecto espiralado despertou a curiosidade de quem olhava para o céu de Itaocara na tarde desse sábado (31/10). O tempo estava carregado, com nuvens escuras e chuva caindo no horizonte, em forma isolada na zona rural, quando foi possível, por alguns instantes, observar uma rotação movimentando a nebulosidade no céu em forma de espiral. Apesar da aparência impressionante, não houve relatos de ventos fortes ou danos em solo. A Folha Itaocarense conversou com o professor e geógrafo climatologista professor Ivan Linhares Ribeiro para entender o fenômeno.
“A formação observada apresenta características de uma nuvem associada à rotação de uma tempestade, possivelmente relacionada a uma supercélula. Esse tipo de estrutura pode se desenvolver em ambientes com forte cisalhamento do vento, quando há mudanças de velocidade e direção dos ventos em diferentes altitudes, favorecendo movimentos rotacionais na atmosfera.”, disse Ribeiro.
O especialista explica, porém, que uma nuvem com formato espiralado não significa necessariamente a formação de um tornado. Para que isso aconteça, é preciso que a circulação de ar se organize e alcance a superfície. Ainda assim, tempestades desse tipo podem provocar fenômenos severos, como rajadas intensas de vento, chuva forte e queda de granizo.
Ele orienta que, em situações de tempestade, devemos evitar áreas abertas, manter distância de árvores e estruturas vulneráveis e procurar abrigo seguro. Também é importante acompanhar os alertas meteorológicos e não se expor para fotografar ou observar o fenômeno de perto.







