Papa Leão XIV declara Carlo Acutis santo, o 1º da geração millennial

Jovem morreu aos 15 anos e ganhou destaque ao evangelizar pela internet. Processo de beatificação envolveu reconhecimento de milagre no Brasil.

O papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, conhecido agora como o primeiro santo da geração millennial, em cerimônia no Vaticano neste domingo (7). 

Esta foi também a primeira cerimônia de santificação conduzida pelo pontífice, eleito para o posto mais alto da Igreja Católica em maio.

“Todos vocês, todos nós juntos, somos chamados a ser santos”, disse o pontífice à multidão, que se espalhava pela Praça São Pedro e pela avenida que liga o Vaticano a Roma.

Na mesma cerimônia, o papa canonizou Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920.

Em uma fala à multidão na Praça de São Pedro, na abertura do evento, Leão XIV disse que Acutis e Frassati eram exemplos de santidade e de auxílio aos necessitados.

  • Com a canonização, ele passa a ser chamado de santo. Para a Igreja Católica, essa classificação significa reconhecer que a pessoa viveu de forma santa e está no céu.

Segundo o Vaticano, 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres se inscreveram para celebrar a missa ao lado de Leão, em um sinal do enorme apelo dos novos santos tanto para a hierarquia quanto para os fiéis comuns.

Chamado de padroeiro da internet, Acutis conquistou uma legião de devotos e ganhou fama por usar seu talento em computação para evangelizar online.

Ele morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006 — dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil —, vítima de leucemia. O jovem aprendeu programação para criar sites e divulgar a fé católica. Sua trajetória passou a inspirar especialmente os jovens da Igreja.

Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande (MS).

Quem foi Carlo Acutis

Nascido em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria.

“Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”, declarou a mãe, Antonia Acutis, à agência de notícias católica ACI.

Além da igreja, Carlo Acutis gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade.

“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, disse o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, ao site de notícias do Vaticano.

Carlo Acutis — Foto: Site Carlo Acutis
Carlo Acutis — Foto: Site Carlo Acutis 

Milagre no Brasil

Após a morte de Carlo Acutis, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida sempre com a exposição de uma roupa que teria sangue do beato italiano.

Em uma dessas missas, no ano de 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do neto doente o levou até a paróquia. Segundo a família, o garoto foi curado após tocar a vestimenta.

“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou o padre Marcelo Tenório, em entrevista ao g1 MS.

Fonte: g1 – Com informações da Reuters e da Associated Press

  • Related Posts

    Presos beneficiados com saída temporária do Dia dos Pais não retornam a presídio de Campos

    Sete detentos beneficiados com a Visita Periódica à Família não retornaram ao sistema prisional dentro do prazo; casos registrados são da Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro. Sete detentos beneficiados…

    Read more

    Defesa Civil de Macuco confirma que fenômeno que atingiu o município foi classificado como tornado

    A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Macuco, sob o comando de Paulo Sérgio Machado, confirmou que o fenômeno climático que atingiu o município na tarde desta sexta-feira (14) foi…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    Mulher é presa após homem de 68 anos ser ferido com facadas durante desentendimento em Miracema

    Mulher é presa após homem de 68 anos ser ferido com facadas durante desentendimento em Miracema

    Motocicleta roubada em Aperibé é recuperada pela PM em Santo Antônio de Pádua

    Motocicleta roubada em Aperibé é recuperada pela PM em Santo Antônio de Pádua

    Jovem de 17 anos é morto a tiros durante a madrugada em Itaocara

    Jovem de 17 anos é morto a tiros durante a madrugada em Itaocara

    Presos beneficiados com saída temporária do Dia dos Pais não retornam a presídio de Campos

    Presos beneficiados com saída temporária do Dia dos Pais não retornam a presídio de Campos

    Defesa Civil de Macuco confirma que fenômeno que atingiu o município foi classificado como tornado

    Defesa Civil de Macuco confirma que fenômeno que atingiu o município foi classificado como tornado