Foi realizado nesta segunda-feira, 23 de junho, na Câmara Legislativa de Italva, o lançamento oficial do Programa Mulheres Mil. A iniciativa, que tem como foco a inclusão social e a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade, contou com a presença de autoridades locais e regionais.
Participaram do evento secretários municipais, o vice-prefeito de Italva, Plínio Fernandes, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, e o secretário municipal de Políticas Sociais e Desenvolvimento Socioeconômico de Tanguá, Paulo Renato. Este último é responsável pela implantação, em Tanguá, da Fundação de Educação Profissional e Tecnológica — entidade que agora expande o programa para diversos municípios do estado.
Em Italva, a coordenação do Mulheres Mil ficará a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A vinda do programa para o município foi articulada pelo prefeito Léo Pelanca e pelo vice-prefeito Plínio Fernandes. Inicialmente, duas turmas, formadas por 30 mulheres cada, foram selecionadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais.
As participantes receberão capacitação nas áreas de cuidador de idosos e auxiliar administrativo, além de uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 400,00. O programa busca promover autonomia financeira, autoestima e melhores condições de acesso ao mercado de trabalho.
Com foco na transformação de realidades por meio da educação e da valorização feminina, o Programa Mulheres Mil representa um avanço significativo na política de inclusão social em Italva. A expectativa é de que novas turmas sejam formadas nos próximos meses, ampliando o alcance da iniciativa no município.








