A situação de perigo para este tipo de chuva frequente volumosa também está sendo vista para áreas da região Serrana e o Noroeste do Rio de Janeiro, áreas de divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e a região mineira do Vale do Rio Doce.
A grande disponibilidade de umidade e de calor que existe sobre o Brasil facilita a formação das nuvens carregadas, com potencial para a chuva forte. Mas nestas vésperas do Natal, a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será responsável por grande parte da chuva em algumas Regiões do país.
A maioria das áreas da Região Sul do Brasil ficam fora dos alertas para chuva forte nesta segunda-feira. Porém, o litoral do Paraná fica em atenção para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Na grande Curitiba, no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, a chuva pode ser moderada.
Na Região Sudeste o alerta especial é para a região litorânea do estado de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro, da região de Peruíbe até Angra dos Reis, onde a chuva frequente volumosa deve gerar grandes acumulados até o final do dia, aumentando o risco para alagamentos e até algum deslizamento de terra.
A situação de perigo para este tipo de chuva frequente volumosa também está sendo vista para áreas da região Serrana e o Noroeste do Rio de Janeiro, áreas de divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e a região mineira do Vale do Rio Doce.
Segunda-feira com alerta para o risco de temporais na região metropolitana do Rio de Janeiro, na região dos Lagos, no litoral norte fluminense, no litoral do Espírito Santo e no norte capixaba, Na Zona da Mata mineira, na grande Belo Horizonte, em todo centro-oeste e noroeste de Minas Gerais e também no Vale do Jequitinhonha.
Atenção para a chuva moderada forte no litoral sul de São Paulo, no Vale do Paraíba Paulista, no Sul do estado do Rio (região de Resende e Volta Redonda), no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. O norte do estado de São Paulo também pode ter pancadas de chuva moderada a forte, mas de forma isolada. Na região da Grande São Paulo também pode chover nesta segunda-feira, mas não há expectativa de chuva forte.
Para a Região Centro-Oeste do Brasil, o alerta para o risco de temporais nesta segunda-feira, 23 de dezembro, vale para o Distrito Federal, quase todas as áreas de Goiás, incluindo a região de Goiânia e também para todo o centro, oeste, leste e norte de Mato Grosso.
Em Cuiabá e no sul de Mato Grosso e no sul de Goiás, a situação é de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes. Em Campo Grande, na região de Corumbá e em todo centro-norte de Mato Grosso do Sul também podem ocorrer pancadas de chuva nesta segunda-feira, mas de forma isolada. Não há alertas para as outras áreas de Mato Grosso do Sul.
Na Região Norte do Brasil o alerta para temporais nesta segunda-feira é para o Norte do Tocantins, para a região de Tucuruí, no leste do Pará, no extremo norte do Amapá, em todo o oeste e sul do Amazonas e também para os estados do Acre e de Rondônia.
Para o estado de Roraima, na região de Macapá e nas outras áreas do Amapá, em Belém, no nordeste do Pará, no centro-oeste sul paraense, em Palmas e nas demais áreas do Tocantins, em Manaus e em todo o centro, norte e leste do Amazonas, a situação de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes.
No Nordeste, tem alerta para temporais no centro sul do Maranhão. Nas outras áreas do Maranhão, incluindo São Luís, em Teresina e em todo o interior do Piauí, no oeste da Bahia e na região baiana do Vale do São Francisco, as pancadas de chuva nesta segunda-feira podem ser moderadas a fortes.
Fonte: Climatempo