Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27

Prazo para pagar inscrição (R$ 85) vai de 27 de maio a 12 de junho

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa na próxima segunda-feira (27) e segue até 7 de junho.

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem –, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir do dia 27 de maio até 12 de junho.

O valor da taxa continua em R$ 85, pagável por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame.

No momento da inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). 

Treineiro

Podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. O candidato, no entanto, deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Informações

Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, acesse o edital do Enem 2024 ou o site oficial do Inep.

Enem 2024

A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no fim do ensino médio. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

As instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. Os resultados ainda servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte e Foto: Agência Brasil

  • Related Posts

    Militares do Corpo de Bombeiros realizam salvamento de cachorro preso em paredão de pedra, em Pádua

    Filhote caiu em local de difícil acesso e foi socorrido em segurança com técnicas de salvamento em altura Na manhã da última quinta-feira (04.06), o Destacamento de Bombeiro Militar 2/21…

    Read more

    INMET emite alerta para risco de mais tempestades no interior fluminense

    Já choveu forte em diversas cidades na madrugada desta terça-feira (2/6) Junho começou com chuva forte em várias cidades da região. Por conta do risco de mais tempestades entre esta…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    Itaocara registra 12,7°C no dia mais frio do ano; cidade amanhece com cerração

    Itaocara registra 12,7°C no dia mais frio do ano; cidade amanhece com cerração

    Militares do Corpo de Bombeiros realizam salvamento de cachorro preso em paredão de pedra, em Pádua

    Militares do Corpo de Bombeiros realizam salvamento de cachorro preso em paredão de pedra, em Pádua

    PRF apreende mais de 200 kg de maconha em caminhão na BR-101, em Campos dos Goytacazes

    PRF apreende mais de 200 kg de maconha em caminhão na BR-101, em Campos dos Goytacazes

    Operação Caixa de Esgoto: sete integrantes do Comando Vermelho são condenados a penas de até 30 anos de prisão em Pádua

    Operação Caixa de Esgoto: sete integrantes do Comando Vermelho são condenados a penas de até 30 anos de prisão em Pádua

    INMET emite alerta para risco de mais tempestades no interior fluminense

    INMET emite alerta para risco de mais tempestades no interior fluminense