O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na manhã desta segunda-feira (08/12), um alerta de chuvas intensas com grau de severidade de Perigo Potencial para diversos municípios da região dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso teve início às 09h10 desta segunda-feira e permanecerá válido até as 10h00 de terça-feira, 09/12/2025.
De acordo com o órgão, estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos variando entre 40 e 60 km/h. As condições meteorológicas aumentam o risco de ocorrências como pequenas quedas de galhos, alagamentos isolados, descargas elétricas e possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O aviso destaca que, apesar do perigo ser considerado moderado, é importante que a população se mantenha atenta às mudanças no tempo e siga as recomendações dos órgãos de segurança, pois há possibilidade de:
- Corte de energia elétrica;
- Queda de galhos de árvores;
- Alagamentos pontuais;
- Ocorrência de raios.
Para evitar acidentes, algumas medidas de proteção devem ser adotadas durante o período do alerta:
- Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco, ainda que leve, de queda e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão, postes ou placas de propaganda.
- Evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.
- Em caso de emergência, busque informações e auxílio junto aos órgãos competentes.
A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.








