Governo do Brasil lança campanha para vacinar crianças e adolescentes de até 15 anos

Imunização será realizada de 6 a 31 de outubro em todo o país. Foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses para a ação

O Governo do Brasil lançou, nesta quarta-feira, 1º de outubro, uma Campanha Nacional de Multivacinação voltada para o público de até 15 anos de idade. Mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas para a ação que será realizada entre os dias 6 e 31 de outubro. O Dia D de mobilização está marcado para o dia 18/10 — será um sábado em que os postos de saúde ficarão abertos para proteger todas as famílias.
 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, mas o 18 de outubro será “uma oportunidade estratégica para mobilizarmos, juntamente com estados e municípios, as localidades com maior concentração de crianças, garantindo que todas sejam protegidas durante o Dia D”.
 

R$ 150 MILHÕES — A vacinação seguirá a estratégia de microplanejamento, que permite organizar ações de acordo com a realidade de cada território, identificando áreas de risco, locais com baixa adesão e espaços estratégicos para a vacinação. O Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões em apoio às gestões locais.

A campanha ocorre em um momento de atenção redobrada para a saúde pública. Embora o Brasil tenha eliminado doenças como poliomielite e sarampo, é fundamental manter altas coberturas vacinais para evitar que esses vírus voltem a circular.
 

SUS DIGITAL — Além da divulgação das peças da campanha e mobilização nos estados e municípios, o Ministério da Saúde fará chamamento pelo Meu SUS Digital. Serão enviados alertas a todos os usuários do aplicativo, com expectativa de chegar a 40 milhões de pessoas. A ferramenta está disponível nas versões Web e em aplicativos iOS e Android. Para acessar o Meu SUS Digital, é necessário instalar o aplicativo no dispositivo móvel ou acessar pelo site. O login é realizado por meio da conta pessoal do Gov.br.
 

CADERNETA — A Caderneta Digital de Saúde da Criança está disponível pelo aplicativo. Pelo Meu SUS Digital, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes, com a previsão de próximas doses, receber e alertas e lembretes, além de atualizar informações em tempo real pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Desde o lançamento, em abril deste ano, já foram registrados 1,8 milhão de acessos.
 

VACINAS — Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19, contemplando os esquemas vacinais de crianças e adolescentes. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.
 

SARAMPO — A campanha vai reforçar a vacinação contra o sarampo, diante da escalada de casos na América do Norte, que concentra 99% dos casos no continente, que somam 7 mil. Toda a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra a doença no país, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil.

As ações adotadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, têm mantido o Brasil livre da circulação do sarampo. Entre as preocupações estão as pessoas que viajam para o exterior, em países com elevado registro de casos, e quem vive em região de fronteira, principalmente com a Bolívia. Em 2025, até o momento, foram confirmados 31 casos importados, quando a infecção ocorre fora do país.
 

HPV — Além disso, haverá resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos. O Brasil avançou na vacinação contra o HPV, atingindo 82% de cobertura em em 2024 considerando meninas de 9 a 14 anos – é quase sete vezes maior que a média global de 12% divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos da mesma faixa etária, a cobertura chegou a 67%.
 

A vacina, que protege contra diversos tipos de câncer — como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço — além de verrugas genitais, apresentou avanço expressivo: entre meninas, a cobertura passou de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024; já entre os meninos, saltou de 45,46% para 67,26%, representando crescimento de 22% em apenas dois anos.
 

FEBRE AMARELA — Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, o Ministério da Saúde recomenda a intensificação da vacinação contra a febre amarela, ofertando a atualização da situação vacinal de pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme as diretrizes do PNI.
 

AVANÇO NA COBERTURA — Desde 2023, o Governo do Brasil tem promovido um esforço nacional de recuperação vacinal. Entre os principais progressos alcançados estão a elevação das coberturas de vacinas e a garantia do abastecimento de doses a estados e municípios.
 

Entre 2022 e 2024, o Brasil avançou na proteção de crianças menores de 2 anos. A vacinação contra a pólio cresceu 17% no período, enquanto a da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aumentou quase 40%. A vacina Penta, que protege contra cinco doenças em uma só aplicação, também registrou crescimento expressivo, de 17%.
 

A cobertura vacinal contra o sarampo também aumentou: a aplicação da primeira dose da tríplice viral passou de 80,7% em 2022 para 95,7% em 2024. Já a segunda dose subiu de 57,6% em 2022 para 80,1% em 2024.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

  • Related Posts

    Prefeitura de São José de Ubá confirma 02 casos da COVID-19 e investiga outros 05 casos

    A Prefeitura de São José de Ubá divulgou nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, um novo boletim epidemiológico informando a confirmação de 02 novos casos de Covid-19 no município. De acordo…

    Read more

    SES-RJ confirma 7 casos de Mpox no estado do Rio

    A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou que, em 2026, foram confirmados 7 casos de Mpox em todo o estado. De acordo com o órgão,…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    Aperibé e Cambuci decretam emergência após enchente; Pádua contabilizou 6 mil desalojados

    Aperibé e Cambuci decretam emergência após enchente; Pádua contabilizou 6 mil desalojados

    Forte frente fria traz alerta de perigo para chuva forte na região

    Forte frente fria traz alerta de perigo para chuva forte na região

    Governador do Rio decreta Itaperuna e mais sete municípios em situação de emergência atingidas pelas chuvas

    Governador do Rio decreta Itaperuna e mais sete municípios em situação de emergência atingidas pelas chuvas

    Deputado Murilo Gouveia proporcionará retorno do rodeio a Varre-Sai após quase 30 anos

    Deputado Murilo Gouveia proporcionará retorno do rodeio a Varre-Sai após quase 30 anos

    Mesmo sem danos aparentes, Ponte de Ferro permanece interditada para análise detalhada

    Mesmo sem danos aparentes, Ponte de Ferro permanece interditada para análise detalhada