
Ainda segundo a Prefeitura, existem 23 casos notificados
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua confirmou nesta quarta-feira, 21 de maio, por nota, que o município possui 12 casos positivos para o vírus Oropouche.
Ainda segundo a Prefeitura, o município possui 23 casos notificados e 02 casos de foram descartados.
O vírus Oropouche é transmitido por mosquitos e pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações.
A nota da prefeitura destaca que o aumento nos números de casos ocorre devido à intensificação das ações de busca ativa realizada pelas equipes do Departamento de Epidemiologia, em conjunto com a Estratégia em Saúde da Família.
Ainda segundo a nota, a prefeitura informa que equipes estão atuando diretamente nas comunidades, identificando pessoas com sintomas compatíveis, realizando coleta de material e encaminhando para análise laboratorial, tendo o objetivo de detectar precocemente possíveis infecções, com isso a Prefeitura informa que é natural que o número de casos aumente no município.
A Prefeitura pede à população que colabore com as equipes de saúde e pede para que, caso haja sintomas, procure atendimento médico.
Medidas como uso de repelente, proteção contra picadas de mosquito e eliminação de criadouros são essenciais para o controle da doença.
Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou um óbito pela doença no município de Cachoeiras de Macacu, um homem de 64 anos.