
As tarifas reajustadas serão válidas a partir de 15 de março
O reajuste tarifário da Enel Distribuição Rio foi autorizado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira, 11/3. As novas tarifas têm vigência a partir de 15/3.
A Enel RJ atende cerca de 2,75 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do estado.
Veja na tabela abaixo os novos índices:
▫️Consumidores residenciais B1: 1,29%;
▫️Baixa tensão em média: 1,31%;
▫️Alta tensão em média: -3,35;
▫️Efeito médio para o consumidor: 0,27%.
Os principais itens que impactaram o reajuste foram gastos com compra, transporte e distribuição de energia, além de custos com componentes financeiros.
Revisão tarifária x Reajuste tarifário
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo – nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.