Chuva diminui no fim de semana em SP, mas aumenta no RJ, em MG e no ES. Risco de deslizamentos já está alto em algumas áreas do Sudeste por causa do grande acúmulo de chuva.
Os grandes volumes de chuva foram observados durante os dias 26 e 27 de dezembro no estado de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Deslizamentos já foram observados em estradas que levam ao litoral paulista, rios transbordaram na capital e no interior de São Paulo. Choveu mais de 100 mm somente na sexta-feira em vários municípios da região de Campinas.
O Sul de Minas foi uma das áreas do Brasil onde mais choveu durante os dias 26 e 27 de dezembro, com totais acumulados superando os 100 mm.
No Rio de Janeiro, a chuva começou a aumentar durante a sexta-feira, 27, e choveu forte no Grande Rio.
Chuva de ZCAS
Os grandes volumes de chuva na Região Sudeste nos últimos dias estão associados com a atuação da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se organizou sobre o Brasil no dia 26 de dezembro de 2024.
A ZCAS continua atuando na região Sudeste até o dia 30 de dezembro, mas neste fim de semana, as áreas de chuva mais volumosas e persistentes vão se deslocar um pouco mais em direção ao centro-leste e norte de Minas Gerais, ao Rio de Janeiro e para o Espírito Santo. A chuva diminui sobre o estado de São Paulo não só em volume, mas também em frequência.
Previsão para o último fim de semana de 2024
Confira como fica o tempo nos estados da Região Sudeste no fim de semana
São Paulo
No último fim de semana de 2024, a maioria das áreas do interior e do litoral Paulista, e também a grande São Paulo, voltam a ter a presença do sol em alguns períodos, mas sempre com muita nebulosidade. Ainda há condições para chuva a qualquer hora. A temperatura tem uma ligeira elevação por causa do dos períodos com o sol e por isso algumas pancadas de chuva com raios podem voltar a acontecer à tarde ou à noite. O oeste de São Paulo, região de Presidente Prudente, terá sol forte e pouca chuva no fim de semana.
- A Grande São Paulo, o litoral e todo o leste do estado de São Paulo vão ter diminuição da chuva, com chance de um pouco de sol, mas a quantidade de nuvens será grande tanto no sábado quanto no domingo. Por isso, a temperatura não sobe muito.
Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro passa o último fim de semana de 2024 em alerta para muita chuva. A frente fria que se associa às áreas de chuva da ZCAS pelo interior do Sudeste avança lentamente pelo litoral fluminense neste sábado, 28. A chuva aumenta também no Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Várias áreas do estado devem acumular mais de 100 mm somente neste fim de semana. A previsão é de grandes volumes de chuva também para a região Serrana Fluminense.
- Para a cidade do Rio de Janeiro, a previsão é de acumulados de chuva entre 120 e 140 mm para o período entre a noite do dia 27 de dezembro e o final do domingo, dia (29/12). A média de chuva da capital em dezembro fica em torno de 145 mm.
- Minas Gerais
O último fim de semana de 2024 será marcado por muita chuva na maioria das regiões de Minas Gerais. Tanto no sábado, 28, quanto no domingo, 29 de dezembro, a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer sobre áreas do Sul de Minas, da Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte. Mas o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba ficam em alerta para temporais.
Pela medição do Instituto nacional de meteorologia, a chuva de dezembro já superou a média em Belo Horizonte. Em 27 dias choveu 357,3 mm, sendo que a média para este mês é de 339,1 mm.
No extremo norte mineiro, na divisa com a Bahia, e no Vale do Jequitinhonha, o calor ainda será intenso e pode ficar em torno dos 39°C em alguns locais. No sábado, 28, poucas pancadas de chuva são esperadas nestas áreas, mas as condições para chuva aumentam na tarde do domingo.
No Vale do Rio Doce e Noroeste mineiro, as pancadas de chuva tendem a ocorrer ainda de forma isolada, principalmente à tarde e à noite, e faz calor no fim de semana.
Volume chuva em áreas de Minas Gerais em 48 horas
acumulado entre aproximadamente 00h de 26/12/2024 a 24h de 27/12/2024 (Fonte: Cemaden)
Município
Local
Chuva em 48h ▾
Marmelópolis
Centro
173.2
Carmo de Minas
Centro
157.0
Santa Rita do Sapucaí
Serra da Manuela
156.8
Itajubá
Estiva
141.0
Camanducaia
São Mateus
140.8
Poços de Caldas
Parque Véu das Noivas
125.4
Itamonte
Centro
120.6
São Lourenço
Rio Verde
118.0
Pouso Alegre
Morro do Cristo
115.0
Patrocínio
Cidade Jardim
104.6
Extrema
Extrema07
95.1
Lambari
Centro
92.0
Delfim Moreira
Itagyba
90.0
Espírito Santo
As condições para chuva tendem a aumentar no último fim de semana de 2024, mas o tempo não fica completamente chuvoso como ocorre em muitas áreas dos demais estados do Sudeste.
A Grande Vitória e a maioria das áreas do Espírito Santo ainda terão sol e calor no fim de semana, que vai superar os 30°C. A chance de chuva no sábado é baixa para a maior parte do estado. Algumas pancadas moderadas podem ocorrer no extremo sul capixaba, perto do Rio de Janeiro.
No domingo, 29, o tempo ainda não fica completamente instável, mas as condições para chuva aumentam e as pancadas de chuva voltam a ocorrer na Grande Vitória e nas demais áreas do estado. O sol aparece e ainda faz calor.