Motoristas profissionais terão que fazer exames toxicológicos de ‘surpresa’; entenda como vai funcionar

Nova regra do Ministério do Trabalho prevê que as empresas testem seus colaboradores uma vez a cada dois anos e seis meses, no mínimo.

Foto Capa:  Daniel Fikri/Unsplash

Motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e coletivo de passageiros, que trabalham na condição de empregados, terão que fazer exames toxicológicos “surpresas”.

A regra passou a valer na ultima quinta-feira (1º), após uma alteração feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego na regulamentação.

🤔 COMO VAI FUNCIONAR? Segundo a portaria 612/2024, publicada em abril, as empresas deverão selecionar os trabalhadores de forma aleatória, mediante sorteio. Os motoristas deverão ser testados pelo menos uma vez a cada dois anos e seis meses.

Os exames também precisam ser realizados antes da admissão e no desligamento do funcionário. Os testes devem ser custeados pela empresa, que não pode incluir no sorteio motoristas que:

  • Fizeram o exame pré-admissional nos últimos 60 dias ou;
  • Estão afastados de suas funções, seja por qualquer razão.

A empresa poderá incluir no sorteio o trabalhador que já tenha realizado o exame dentro do período de dois anos e seis meses. Os motoristas selecionados serão notificados pelo empregador e farão o exame em um laboratório credenciado pelas autoridades de trânsito.

O laboratório deve emitir um relatório detalhando tudo o que aconteceu durante o teste. Toda a documentação referente aos exames toxicológicos deve ser incluída no eSocial, para maior transparência e facilitando a fiscalização por parte dos órgãos trabalhistas.

Segundo a regulamentação, a norma busca controlar os riscos no ambiente de trabalho devido ao uso de substâncias psicoativas.

Em caso de resultado positivo, a empresa deve providenciar uma avaliação clínica do motorista para verificar a possibilidade de dependência química.

Nessas situações, a empresa deve:

  1. Emitir o Comunicado de Acidente do Trabalho – CAT, caso haja suspeita de que a dependência tenha origem ocupacional;
  2. Afastar o empregado do trabalho;
  3. Encaminhar o empregado à Previdência Social, para avaliação de incapacidade e definição da conduta previdenciária a ser definida após a realização da perícia;
  4. Reavaliar, se for o caso, os riscos ocupacionais e as medidas de prevenção pertinentes no Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.

A decisão estabelece mudanças na regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A regra não se aplica a motoristas de aplicativo, “uma vez que não há, a princípio ao menos, vínculo de emprego com um empregador determinado”, afirma o Ministério do Trabalho.

E, mesmo que o motorista de app tivesse seu vínculo de emprego reconhecido por uma empresa, seria questionável a exigência do exame, de acordo com o órgão, já que ele só é obrigatório, segundo o código de trânsito, para condutores habilitados nas categorias C, D e E (caminhões, ônibus e carretas).

  • Related Posts

    Petrobras anuncia redução de R$ 0,17 no litro do diesel nas distribuidoras

    Mudança entra em vigor nesta terça (1º). Litro do diesel A passa a custar, em média, R$ 3,55 – valor 4,78% menor que o atual. A Petrobras vai reduzir o…

    Read more

    Polícia identifica fábrica de artefatos de cimento sem licença em Santo Antônio de Pádua após denúncia

    Nesta quinta-feira (27) a partir de uma informação recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, identificaram a degradação ambiental…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa

    Moraes autoriza Collor a cumprir pena de 8 anos e 10 meses em casa

    Condutores que abandonarem animais poderão perder a CNH

    Condutores que abandonarem animais poderão perder a CNH

    Torneio de Outono de Vôlei de Praia movimenta Santo Antônio de Pádua neste domingo

    Torneio de Outono de Vôlei de Praia movimenta Santo Antônio de Pádua neste domingo

    Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro

    Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro