Segundo laudos, a água não oferece risco a saúde.
Nesta quinta-feira, 18 de julho, às empresas responsáveis pelo abastecimento de água nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Aperibé e Miracema emitiram um comunicado de redução na captação como é o caso de Pádua e paralisação na captação como é o caso de Miracema e Aperibé.
Segundo o comunicado, a decisão foi tomada devido a uma ocorrência no ponto de captação bruta no Rio Pomba.
Na manhã desta sexta-feira, 19 de julho a empresa Águas do Rio responsável pelo abastecimento de água potável nos municípios de Aperibé e Miracema emitiu uma nota informando que o abastecimento está sendo retomado gradativamente após o resultado das análises feitas na água do Rio Pomba constatarem que a água não oferecem risco a saúde.
A empresa informa ainda que adotou medidas adicionais de segurança operacional como a instalação de sistema de dosagem de carvão ativado para reforçar o tratamento e um comboio de 21 caminhões-pipa para garantir o fornecimento de água durante este período.
Segundo a empresa Fortaleza Ambiental, responsável pelo abastecimento de água potável de Santo Antônio de Pádua, os casos de cheiro e gosto apontado por moradores é indício de proliferação de algas no Rio Pomba, que não oferece riscos e que está reforçando a qualidade de antracito nos filtros para minimizar o ocorrido,
Ainda segundo a empresa, referente a água tratada, os resultados mostram que os parâmetros estão dentro da Portaria GM/MS N° 888, de 04 de maio de 2021, ou seja dentro dos padrões de potabilidade.
A empresa ainda em nota continua orientando aos clientes que nesse período continuem economizando água, e que está tomando as medidas técnicas para normalização da produção.