Prefeitos e prefeitas dos municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) se reuniram com o governador Cláudio Castro, nesta segunda-feira (17), no Palácio Guanabara. O encontro foi solicitado pelos gestores, que definiram as pautas e assinaram a “Carta do Interior”, que foi entregue ao governador. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e secretários de Estado também participaram da reunião.
Foram três assuntos principais debatidos: pagamento das parcelas pendentes e as de 2024 na área de custeio da Saúde para todas as cidades; conclusão das obras iniciadas em parceria com o Estado e a possibilidade de início das obras já empenhadas; financiamento de R$ 60 milhões para saneamento e resíduos sólidos do Noroeste, Cardoso Moreira e São Fidélis, que vem sendo tratado com a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).
“Tivemos uma reunião produtiva, com a participação dos prefeitos e prefeitas, do presidente da Alerj e dos principais secretários de Estado. Era um encontro muito importante, que foi solicitado por todos os gestores dos municípios do Cidennf, pois as regiões passam por uma crise de arrecadação. Acreditamos no diálogo e na perspectiva de ampliação das parcerias e que o governador dê um retorno positivo em curto prazo para os municípios”, disse a presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.
Também participaram do encontro, os prefeitos de Santo Antônio de Pádua, Paulinho da Refrigeração; Miracema, Clovis Tostes; São Francisco de Itabapoana, Francimara Azeredo ; Italva, Léo Pelanca; Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo; São Fidélis, José Wiliam; Cardoso Moreira, Geane Vincler; Porciúncula, Léo Coutinho; Macaé, Welbert Rezende; Campos, Wladimir Garotinho; Itaocara, Heriberto Pereira; Aperibé, Ronald Moreira; Varre-Sai, Silvestre Gorini; Itaperuna, Alfredão; São José de Ubá, Gean Marcos; Conceição de Macabu; Valmir Lessa; e de Cambuci, Marquinho da Venda; além de representantes de São João da Barra; e os deputados estaduais Bruno Dauaire e Jair Bittencourt; e o federal Murillo Gouvea; e do secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana.