Ainda são esperadas temperaturas jamais vistas para maio na região
A onda de calor que se formou por volta do dia 20 de abril continua intensa sobre o Rio de Janeiro. É este forte e atípico bloqueio atmosférico que mantém as frentes frias paradas sobre o Sul e causa inundações históricas no Rio Grande do Sul e uma onda de calor fora de época no Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê agravamento da onda de calor no RJ nos próximos dias.
O Rio já estava em alerta laranja desde o fim de abril. As temperaturas estavam 5⁰C acima da média. Agora, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho, o mais alto em uma escala que vai até três (onde o amarelo significa perigo potencial, o laranja representa perigo, e o vermelho indica grande perigo). Agora são esperadas temperaturas muito acima da média. Em Itaocara, por exemplo, as máximas chegam a 9⁰C acima da média para maio. Até 12 de maio, as máximas podem chegar a 38⁰C.
Além das temperaturas muito altas, o tempo seco também preocupa. O Norte e o Noroeste do RJ são duas das regiões mais vulneráveis a queimadas. Nem mesmo a Serra Fluminense, que costuma ser mais úmida, tem escapado dos incêndios florestais. Ontem, uma queimada atingiu a Mata do Posto, uma área de proteção ambiental de Cordeiro. Fogo foi controlado por bombeiros e pela Defesa Civil do município.