“Alerta laranja” é o segundo nível em uma escala de até três e representa “perigo”
A onda de calor que segue se intensificando sobre o estado do Rio de Janeiro fez o Instituto Nacional de Meteorologia INMET emitir um alerta para perigo à população. O fenômeno deve durar até 10 de maio e pode trazer temperaturas jamais observadas antes no mês. Já o tempo seco não tem previsão de trégua.
A onda de calor começou a se formar em 22 de abril e deve persistir até 10 de maio. As temperaturas podem passar dos 37⁰C. Apesar de não ser tão altas como as observadas nas ondas de calor de outubro a março, podem ser recordes para maio, em pleno outono na região. O INMET prevê temperaturas 5⁰C acima da média em um período de até 5 dias, o que representa perigo à saúde humana.
Outro detalhe que chama a atenção para a onda de calor atual é a chamada “amplitude térmica”. Enquanto as máximas chegam a 37⁰C durante as tardes, a temperatura despenca na madrugada, com mínimas de 20⁰C.
Inicialmente, o alerta vigora a partir desta quarta-feira (1/5) e vai até o dia 5 de maio. Mas o INMET já sinaliza que a onda de calor vai continuar. O tempo seco predomina e não há previsão de mudança nesse cenário.