O projeto ‘Disparados de Leitura’, ao contrário abordagem tradicional, trabalha o envolvimento dos alunos na prática da leitura por meio de várias atividades dinâmicas e envolventes.
Alunos da rede municipal de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, estão sendo atraídos para o universo dos livros por meio do projeto “Disparados de Leitura”, que propõe uma abordagem envolvente e engajadora, bem diferente da abordagem tradicional, ligada a uma concepção obrigatória de leitura.
A iniciativa busca transformar a maneira como os alunos percebem e se envolvem com os livros e às narrativas presentes em cada obra. São atividades dinâmicas, interativas e dialógicas, como por exemplo, debates em grupo e dramatizações de trechos de livros.
“Além disso, os alunos são encorajados a expressar suas ideias e opiniões de maneira criativa por meio de projetos artísticos e redações inspiradas nas obras que estão lendo”, explicou o município.
A Secretaria Municipal de Educação explicou que os primeiros resultados do projeto já estão sendo sentidos. Os educadores já percebem um aumento notável no interesse e no engajamento dos alunos com a leitura.