
O 36° Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Pádua tem pela primeira vez, em seus 22 anos de história, uma mulher em seu comando. Com 27 anos de Polícia Militar, a tenente-coronel Cíntia Carla de Melo Souza assumiu o comando da unidade em solenidade que foi realizada nesta quarta-feira (26).
Seus trabalhos prestados a corporação já foram reconhecidos com diversas premiações, como a Medalha General de Brigada José da Silva Pessoa e a Medalha Mérito Marechal Castelo Branco. Ela também recebeu moções de aplausos nas câmaras do Rio de Janeiro, Mesquita e Angra dos Reis.
Além de ser uma das idealizadoras e criadoras do projeto SOS Mulher, a tenente-coronel já foi chefe de subseção de material bélico do Estado Maior Geral, exerceu a função de coordenador estratégico de policiamento da Copa do Mundo, foi subchefe da 4ª Sessão do Estado Maior Geral, subcomandante do 9°, do 39° e do 33° BPM, chefe da 6ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, subchefe da 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar e chefe do SOS Mulher.
A nossa redação, a Tenente-coronel Cíntia Carla disse estar muito feliz e bem emocionada. “É com grande honra e responsabilidade que assumo o comando do 36° BPM. Ser a primeira mulher a ocupar essa posição é, sem dúvida, um marco significativo, não apenas para mim, mas para todas as instituições e para a sociedade como um todo. Acredito que a diversidade e a inclusão são fundamentais para a construção de uma polícia que realmente represente e atenda a todas as vozes. Essa conquista reflete a evolução da nossa Instituição e o reconhecimento de que todos, independentemente do gênero, têm o potencial de liderar e impactar positivamente a sociedade. Minha prioridade à frente do Comando será o diálogo com a população, pois acredito que a melhor maneira de se fazer segurança pública é através de uma construção coletiva. Vamos trabalhar para fortalecer as parcerias com diversos órgãos e setores, sejam eles públicos ou privados, a fim de criar programas e iniciativas que atendam às reais necessidades da população”.
“Estamos aqui para servir e proteger, mas também para ouvir. Quero que a população saiba que suas vozes são fundamentais para o nosso trabalho, pois juntos, podemos construir um espaço mais seguro e acolhedor para todos. Estou ansiosa para começar essa caminhada e conto com o apoio de cada um de vocês”, concluiu.
O 36° BPM, com sede em Santo Antônio de Pádua, também é responsável pela segurança nos municípios de Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema e São Sebastião do Alto.