CAGED aponta saldo positivo de empregos em Itaocara e Pádua, mas negativo em Aperibé e Cambuci

Levantamento aponta que região registrou acumulado de 1.470 novas vagas de trabalho no ano 

O estado do Rio de Janeiro registrou a criação de 145.240 empregos formais em 2024 – o segundo melhor resultado do país. É o que mostra o levantamento feito pela Firjan, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Itaperuna e Bom Jesus são as cidades que mais geraram emprego na região Noroeste com 534 e 472 novas vagas abertas, respectivamente. Santo Antônio de Pádua, Itaocara e Natividade também se destacaram na criação de vagas para o mercado de trabalho e, juntas, geraram 526 novos postos. Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan.

   Dentre as atividades que mais geraram empregos na região Noroeste Fluminense estão atendimento hospitalar, comércio varejista, com predominância de produtos alimentícios, seguida por atividades de serviços administrativos. 

   No entanto, nem todas as cidades da região acompanharam esse movimento positivo. Italva, Miracema, São José de Ubá, Cambuci e Aperibé registraram retração no saldo de empregos, somando um déficit de -140 vagas em 2024.

   Para o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffman, o saldo de empregos reflete o crescimento da região com um desempenho relevante o que evidencia a força econômica e a expansão de oportunidades.

   “Os resultados de 2024 refletem um cenário promissor, mas que ainda demanda atenção e investimentos para que todas as cidades da região possam usufruir do avanço econômico. O fortalecimento dos setores que mais geraram empregos, aliado a políticas públicas voltadas à diversificação econômica e ao incentivo ao empreendedorismo, será fundamental para consolidar um mercado de trabalho mais dinâmico e sustentável, garantindo que o crescimento seja mais equilibrado em toda a região”, destaca Hoffman.

    O ranking da região Noroeste Fluminense se completa com Porciúncula, Varre Sai e Laje do Muriaé com saldo outras 78 vagas de empregos criadas em 2024.

Vagas distribuídas em todo o estado

   A Firjan também aponta que, de forma geral, as contratações foram disseminadas pelo estado, com 72 dos 92 municípios fluminenses abrindo vagas no ano passado. A Capital (+77.305) foi a principal contratante, seguida de Duque de Caxias (+7.835), Niterói (+7.696), Macaé (+7.097) e Nova Iguaçu (+4.816).

   Na comparação com 2023, quando foram abertas mais de 154 mil vagas em todo o estado do Rio de Janeiro, houve redução de 5,8% no saldo de postos de trabalho no estado.

   “Tivemos uma pequena retração, mas ainda assim temos destaques bastante positivos, como é o caso da Indústria de Transformação, que melhorou seu desempenho de forma significativa em relação a 2023”, pontua o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

   A Indústria abriu 33.159 vagas de emprego em 2024, sendo a Indústria de Transformação (+17.660) a principal contratante – com um incremento de 67,2% frente ao saldo de 2023 (+10.563). A Construção e a Indústria Extrativa registraram, respectivamente, a criação de 11.936 e 2.968 postos de trabalho em 2024. Já os Serviços Industriais de Utilidade Pública encerraram o ano com saldo positivo de 595 empregos.

   O setor de Serviços (+87.963) foi o que mais contratou em 2024, com destaque para as atividades de Atenção À Saúde Humana (+14.339), Alimentação (+11.277) e Transporte Terrestre (+7.167). O Comércio abriu 24.542 vagas, sendo o maior saldo positivo dos Hipermercados e Supermercados (+5.408). Já a Agropecuária (-424) foi o único setor a encerrar o ano com saldo negativo.

Por: Folha Itaocarense

  • Related Posts

    Detran.RJ divulga calendário anual de licenciamento de veículos em 2025

    Por decisão judicial, taxa de emissão do CRLV-e referente a 2022 também está incluída na cobrança O Detran.RJ informa que já está disponível o calendário para o licenciamento anual de…

    Read more

    ITANET presenteia Itaperuna com revitalização do portal

    Obra foi uma parceria público privada com a prefeitura municipal O município de Itaperuna ganhou no final do ano de 2024 um novo portal totalmente revitalizado e moderno, feito pela…

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Reveja

    Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei

    Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei

    Rodrigo Bacellar é reeleito presidente da Alerj por unanimidade: 70 a 0

    Rodrigo Bacellar é reeleito presidente da Alerj por unanimidade: 70 a 0

    Homem fica gravemente ferido ao sofrer descarga elétrica e cair de poste em Aperibé

    Homem fica gravemente ferido ao sofrer descarga elétrica e cair de poste em Aperibé

    Colisão entre motos deixa dois feridos na RJ-116, em Aperibé

    Colisão entre motos deixa dois feridos na RJ-116, em Aperibé

    Médico retirar tumor ¨gigante¨ com cerca de 15 kg de paciente

    Médico retirar tumor ¨gigante¨ com cerca de 15 kg de paciente