
Obra faz parte do projeto Rota Cultural
Uma placa de créditos de uma obra artística foi arrancada após a execução da pintura. A obra que teve a placa arrancada foi feita no muro da banda Lyra de Arion, em Santo Antônio de Pádua.
A pintura que teve a placa de créditos arrancada faz parte do Projeto Rota Cultural, o projeto em si foi viabilizado pela Lei Nacional Aldir Blanc, promovida e executada municipalmente pela Secretaria Municipal de Cultura e por se tratar de uma verba pública essa placa é obrigatória.
A obra homenageia o compositor e flautista Altamiro Carrilho e o músico Bidica, entre outros músicos que passaram pela banda Lyra de Arion.
Conversando Jonas Moulin, um dos artistas do projeto Rota Cultural, o objetivo principal é criar uma coleção de murais artísticos pela cidade, região e distritos, cada um contando uma história única sobre a rica herança cultural de Pádua.
Ainda segundo Jonas, esses murais não apenas decoram espaços urbanos, mas também se tornarão marcos interativos, incentivando a comunidade a explorar e aprender mais sobre sua própria história.
Nossa redação conversou com o secretário de Cultura que falou sobre o caso;
¨Recebo com profunda tristeza a notícia do vandalismo contra a obra de muralismo em nossa cidade. Ver uma manifestação artística ser mutilada dessa forma, especialmente com a remoção da placa que creditava seus viabilizadores, é um golpe não apenas contra a arte, mas contra o reconhecimento e talento, e compromete todo esforço de quem a fez. Isso me entristece profundamente, porque a cultura deve ser respeitada, protegida e valorizada.
Através da Secretaria vamos nos empenhar para que essa obra seja restaurada e para que gestos como esse não apaguem a força da arte em Santo Antônio de Pádua.¨ – disse o Secretário de Cultura José Machado.