Mesmo com o ar frio tendo resistência em avançar, há possibilidade de quedas acentuadas e ondas de frio.
O inverno começa astronomicamente no dia 20 de junho, às 17h51, pelo horário de Brasília, quando ocorre o solstício de inverno, segundo a Climatempo. Em geral, a previsão para a estação é de tempo mais seco e temperaturas que podem ficar acima da média por alguns períodos.
“No litoral de SP e RJ, chuvas menos frequentes do que o normal, mas que podem ser volumosas durante a passagem de frentes frias. O tempo seco persiste em setembro, com volumes abaixo da média em todas as áreas” – prevê a Climatempo.
Por conta da atuação frequente e persistente de bloqueios atmosféricos, que favorecem tempo muito seco, as temperaturas ficam um pouco acima da média no RJ. O ar frio polar chega em algumas ocasiões em julho, principalmente sul e leste de SP, RJ, Zona da Mata mineira e sul do ES; no interior, o ar frio chega menos vezes em função dos bloqueios.
Mesmo com o ar frio tendo resistência em avançar, há possibilidade de quedas acentuadas e ondas de frio sobre SP, MG e RJ, com maior risco de geadas comparado a 2023. O ar quente predomina, e muitos dias terão temperaturas acima da média. Setembro tende a ser muito quente e propenso a ondas de calor.