Rio de Janeiro adia desfiles de carnaval para feriado de Tiradentes em abril

Em vez de desfilarem em fevereiro, as escolas sairão no feriadão de 21 de abril. Decisão foi tomada em conjunto por prefeitos de Rio e São Paulo, que também adiou a folia no Sambódromo. Paes também disse que a questão do carnaval de rua, que havia sido cancelado, ainda vai ser analisada

Uma reunião na noite desta sexta-feira (21) entre os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de São Paulo, Ricardo Nunes, selou a decisão conjunta de adiar os desfiles das escolas de samba do carnaval para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril.

A decisão foi provocada pelo avanço da ômicron e a alta de casos de Covid no país. O carnaval de rua já havia sido cancelado nas duas maiores cidades do país.

“Orientados pelos secretários de saúde, otimistas que estão com a evolução dessa cepa nova da pandemia , acompanhando o resto do mundo de diminuição, entendemos que é prudente adiarmos para o feriado de Tiradentes em abril. Estamos confirmando a realização do carnaval em abril…decidimos adiar pro feriado do 21 de abril, tanto do Rio quando em São Paulo”, disse Eduardo Paes.

Para a GloboNews, Eduardo Paes disse que, por ser um feriado nacional, a princípio o feriado de fevereiro também está mantido, apesar da transferência dos desfiles. Paes falou que espera uma queda dos casos da variante ômicron da Covid para fevereiro, mas que isso ficaria em cima dos desfiles – daí a decisão pelo adiamento.

O prefeito também disse que a questão do carnaval de rua, que havia sido cancelado, ainda vai ser analisada, já que ele tem características diferentes dos desfiles do sambódromo. O prefeito chamou atenção para o fato de que desfiles de blocos no Rio começam alguns finais de semana antes do carnaval propriamente dito.

Como ficariam as datas

Com o adiamento, as datas do desfile ficariam da seguinte forma, segundo uma primeira prévia feita por pessoas ligadas às escolas:

  • Quarta-feira (20) – Primeiro dia da Série A
  • Quinta-feira (21)- Segundo dia da Série A
  • Sexta-feira (22)- Primeiro dia do grupo especial
  • Sábado (23) – Segundo dia do grupo especial
  • Domingo (24) – Desfile das Crianças
  • Terça (26) – Apuração
  • Sábado (30) – Desfile das Campeãs

Liga e prefeituras se pronunciam

Liga Independente das Escolas de Samba emitiu um comunicado afirmando que previa um cenário de adiamento e diz que os ingressos comprados seguem valendo para as novas datas.

O Rio Carnaval é o “maior espetáculo da terra”, sinônimo de felicidade e que encanta pessoas em todo mundo. No entanto, tão importante quanto a festa na Marquês de Sapucaí é o respeito à vida e saúde do público e dos componentes das agremiações. Por isso, a LIESA — Liga Independente das Escolas de Samba — anuncia que o Carnaval 2022 acontecerá em um novo período, no feriado de Tiradentes, em Abril. O calendário oficial fica assim definido: 20 e 21 (quarta e quinta-feira) desfile do grupo de acesso; 22 e 23 (sexta-feira e sábado) desfile do grupo especial; 24 (domingo) desfile das escolas mirins; 26 (terça-feira) dia de apuração e no dia 30 (sábado), desfile das Campeãs.

A decisão de transferir as datas dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí era um dos cenários já previstos pela organização. Com a proximidade do evento, foi mais prudente adiar a festa, situação alinhada com as autoridades sanitárias estadual e municipal.

A Liga esclarece que, mesmo na ocasião, seguirá todas as recomendações dos órgãos competentes e protocolos vigentes, garantindo assim, que os desfiles do Sambódromo aconteçam de forma segura, sem deixar de perder o brilho e a alegria contagiante que tanto o caracterizam.

A ordem dos desfiles e horários seguem mantidos e todos os ingressos adquiridos passam a valer automaticamente para as novas datas. A LIESA disponibilizará ainda um canal direto para esclarecer dúvidas e orientar sobre a compra de ingressos.

As 12 escolas do Grupo Especial já planejaram seus desfiles e seguem trabalhando na Cidade do Samba com otimismo.

As prefeituras divulgaram ainda uma nota em conjunto:

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Maiores informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas em momento oportuno.

Por g1 Rio/   Foto: Alexandre Durão/G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *