INMET emite alerta de chuva, Prefeitura de Pádua emite alerta para moradores de Campelo, Carvalho e Ibitinema

No início da manhã desta quarta-feira 09 de fevereiro o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para chuvas intensas com perigo potencial.

De acordo com o INMET  está previsto para as Regiões Norte e Noroeste Fluminense, chuva entre 20 e 30mmh podendo chegar em 50mm/dia, ventos intensos de 40 – 60km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na noite desta terça-feira municípios como Pádua, Miracema, Aperibé, Itaocara, Cambuci e Itaperuna foram atingidos por uma forte chuva.

Em Santo Antônio de Pádua foram registrados na estação do bairro Dezessete cerca de 112mm de chuva e no Centro do município foi registrado 130mm de chuva, o município também registrou vários deslizamentos que interditaram estradas e atingiram residências, felizmente ninguém ficou ferido.

Em Live realizada nesta manhã pela Defesa Civil de Pádua, não há momento para grandes preocupações para o Rio Pomba, ¨Nós queremos aqui tranquilizar as pessoas em relação a enchente por conta da Represa de Barra do Braúna, que está com sua vazão estabilizada, não choveu consideravelmente acima da represa, nas cabeceiras do Rio Pomba, que nos cause um estado de alerta maior, então nossa preocupação é com as chuvas que estão previstas para hoje e os próximos dias.¨ disse o Prefeito Paulo Roberto Pinheiro.

A Defesa Civil continua monitorando o Rio Pomba, a última atualização de Barra do Braúna sua vazão diminuiu um pouco, de 563m3/s para 549m3/s, em Cataguases o Rio Pomba segue dentro de sua normalidade, abaixo de sua cota de transbordo, em Santo Antônio de Pádua o Rio Pomba segue estável apesar de ter ultrapassado sua cota de transbordo, em sua última atualização às 11h15 seu nível é de 5.10m.

A Defesa Civil de Pádua emitiu um alerta orientando os moradores de Campelo, bairro Carvalho que devido as cheias de Miracema levantem seus moveis e procurem um local seguro, o grande volume de chuva também coloca a localidade de Ibitinema  em alerta e a prefeitura orienta os moradores  levantem seus moveis e procurem um local seguro.

A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua disponibilizou o Ginásio Renatão próximo à rodoviária para pessoas que precisem de abrigo, caso necessite se deslocar para o abrigo entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3851-2165.

Em caso de emergência liguem para a Defesa Civil 199 ou 3851-2165.

Em Miracema a cidade está completamente alagada com o transbordo Ribeirão Santo Antônio durante a madrugada, ruas, casas, e estabelecimentos foram completamente alagadas.

A Defesa Civil do município informa que a Escola Pedro Henrique foi disponibilizada para as pessoas que necessitem de abrigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *