Defesa Civil de Pádua, Itaocara e Itaperuna em alerta em relação as cheias

ACOMPANHE A ATUALIZAÇÃO EM TEMPO REAL NOS STORY DO NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM CLIQUE AQUI!

Devido as fortes e intensas chuvas que caem na região os níveis do Rio Pomba em Pádua, Rio Paraíba do Sul em Itaocara e o Rio Muriaé em Itaperuna tem subido e com isso as Defesas Civis dos municípios emitiram comunicado de ALERTA.

Em Itaocara na madrugada deste sábado o município já havia emitido um alerta, já no fim da manhã um outro alerta foi emitido devido o aumento no nível do Rio Paraíba do Sul, de acordo com o portal Folha Itaocarense na última atualização o nível chegou a 4.8 metros sendo que neste nível a água já retorna para os bueiros de casas mais baixas como na Rua Marino Colelho de Ornellas, no Bom Valle e Patápio Silva, no Caxias, a Defesa Civil pede para que a população não deixe carros estacionados nestas localidades.

De acordo com a Defesa Civil a vazão em Ilha dos Pombos é de 1.750 m³/s, mas o transbordo de pequenos afluentes agravou a situação e coloca Itaocara em Alerta Máximo.

Em Santo Antônio de Pádua a Defesa Civil em sua rede social informou que o município entrou em ALERTA devido o aumento do nível do Rio Pomba.

De acordo com o alerta de cheias do INEA, o Rio Pomba em sua atualização as 11h e 45min, chegou a 4.01 metros, segundo o sistema de monitoramento do INEA quando o nível do Rio chega a 4m o mesmo atinge 80% de sua cota de transbordo que é 5m.

A Defesa Civil informou que a vazão de Barra do Braúna é de 442 m3/s, com previsão de aumento, devido as chuvas nas cabeceiras.

ATUALIZAÇÃO CHEIAS RIO POMBA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA:

As 12h45 o nível do Rio Pomba em Santo Antônio de Pádua chegou a 4.06, de acordo com o Secretario de Defesa Civil o subtenente Vieira, a vazão da Represa de Barra do Braúna é de 532m3/s, ¨eles aumentaram um pouco¨, ¨a boa notícia é que em Cataguases deu uma estabilizada e acreditamos se caso não houver nenhum problema com chuva durante o dia, a tendência é que o nível estabilize e começa a baixar¨ – disse o Secretario de Defesa Civil Subtenente Vieira

Em Itaperuna a Defesa Civil emitiu um alerta laranja.

Segue a nota da Defesa Civil de Itaperuna:

A Defesa Civil de Itaperuna informa que há previsão de transbordamento do Rio Muriaé nas próximas 24 horas. O nível do rio entrou em sua cota de alerta medindo 3,57 cm, às 10h15, na manhã deste sábado. Nas últimas 12 horas o nível do rio aumentou 70 cm.

Alertamos a toda população ribeirinha que fique atenta pois há previsão de mais chuvas para nossa região nas próximas horas.

Referência do nível do Rio Muriaé:

Cota de atenção: 2,90m

Cota de Alerta: 3,40m

Cota de Inundação: 4,00m

Caso seja necessário, a equipe da Defesa Civil está de plantão 24h e toda solicitação pode ser enviada para o WhatsApp 3824-6334.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *