BOM JESUS DO ITABAPOANA DECRETA EMERGENCIA POR CONDA DA CHKUNGUNYA

A cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, está enfrentando uma epidemia de chikungunya. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 1.146 casos da doença em 2019, dos quais 245 foram confirmados.

Diante do panorama, foi decretada situação de emergência no dia 7 deste mês, cuja publicação ocorreu no dia 13.

“Uma vez que os números são estatísticos e, levando em consideração que parte das pessoas infectadas não procura os serviços de saúde do município, podemos chegar a um número maior de pessoas contaminadas”, diz a nota divulgada pelo município.

Segundo a Prefeitura, o município adquiriu inseticida e 10 cadeiras de hidratação e soroterapia e criou o Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Arboviroses

Ainda de acordo com a Prefeitura, entre as medidas definidas como prioritárias pelo município para o combate estão:

    • Contratação temporária de novos agentes de endemia
    • Aquisição de insumos necessários para a remediação dos sintomas
    • Autorização de disponibilização, caso seja necessário, de técnicos de enfermagem e enfermeiros da Prefeitura para auxiliarem o corpo técnico existente no Posto de Urgência
  • Elaboração de relatório diário das atividades realizadas pelos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, dos trabalhos efetuados em conjunto ou isoladamente pelas secretarias, além de relatório de todos os atendimentos realizados no Posto de Urgência

A nota do município sobre a epidemia e as ações realizadas está disponível na página da Prefeitura.

Além de Bom Jesus, outras cidades do Norte e Noroeste do Rio estão enfrentando problemas com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Campos dos Goytacazes, maior cidade da região vive um surto da doença com com 3.395 casos confirmados. A estrutura de atendimento aos pacientes na cidade precisou ser ampliada.

A cidad de Miracema já havia decretado emergência por conta do número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Em Itaperuna, sao pelo menos 943 casos de chikungunya e 3.121 casos suspeitos são investigados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *