Plataforma digital auxilia Campos no monitoramento do isolamento social

Fique bem, fique em casa já está funcionando, através de termo de cooperação técnica com a Algar Telecom. O acompanhamento é feito pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, através do Cisp.

A Prefeitura de Campos aderiu à plataforma digital “Fique bem, fique em casa” para monitorar o índice de isolamento social da população. O uso dessa ferramenta é mais uma frente de trabalho no enfrentamento ao novo coronavírus.  Essa plataforma está disponível ao município desde o último dia 28 e até o momento, o índice em Campos varia de 40% a 45%
– Estamos avançando nas medidas de enfrentamento à Covid-19. Em Campos, já são 237 casos da doença, com registros em diversos bairros e esse aplicativo nos dará a real situação do isolamento. Até o momento, o índice em Campos varia de 40% a 45% da população que está cumprindo isolamento social, ou seja, está em casa como recomendam as autoridades na área da saúde. Estamos adotando todas a medidas necessárias, mas precisamos contar com a colaboração de todos – frisou o prefeito Rafael Diniz.      
A adesão da Prefeitura à plataforma digital ocorre através de termo de cooperação técnica com a Algar Telecom, sem custos ao município, com o único objetivo de monitorar o índice de isolamento social da população. O “Fique bem, fique em casa” conta com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, e já é utilizado em grandes cidades. Em Campos, o monitoramento é feito pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, através do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). 
O secretário de Segurança Pública, Darcileu Amaral, explica que nos próximos dias já será possível fazer o acompanhamento por bairros.
– Diariamente, estamos fazendo fiscalização e essa plataforma será um suporte a mais neste trabalho. Com a identificação de aglomeração será possível direcionar equipes com maior precisão. O “Fique bem, fique em casa” é de uso exclusivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e, nos próximos dias, nos permitirá maior acesso, com monitoramento em outros aspectos, como bairro e se a pessoa está fora da área de residência – explicou o secretário. 
Outras medidas – Desde janeiro, a Prefeitura de Campos vem adotando diversas medidas de enfrentamento à doença, preparando a rede de saúde, definindo o fluxo de atendimento e tratamento de pacientes. Foram implantados o Gabinete de Crise, o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus, a Central de Informações da Covid (através do 192), barreiras sanitárias nas rodovias de acesso ao município, higienização sanitária de espaços públicos, abrigo provisório para pessoas em situação de rua e o município vem reforçando o estoque de EPIs.
O município garante ainda o distanciamento social com a suspensão das aulas na rede pública e do atendimento ao público no comércio, com exceção dos considerados essenciais.As mais recentes medidas são proibição do uso de praças e jardins públicos, suspensão do sistema “take away”, recomendação a condomínios para proibição do uso de áreas comuns, proibição de atividade física com três ou mais pessoas, uso obrigatório de máscaras em estabelecimentos e transporte coletivo público e particular, dentre outras.   
Informação – Diariamente, a Prefeitura de Campos disponibiliza o boletim do coronavírus com casos e óbitos confirmados e investigados. Por semana, sempre as segundas, é liberado o Informe Epidemiológico com mapa da doença, com atualização por bairros e faixa etária. Através do Portal da Prefeitura AQUI é possível acessar o site do coronavírus onde constam as medidas adotadas no município até o momento, sintomas, formas de prevenção e como proceder em caso de de sintomas (192).

FONTE: PREFEITURA DE CAMPOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *