Petrobras anuncia reajuste de 3% no preço do diesel a partir deste sábado

A Petrobras anunciou que vai elevar o preço médio do óleo diesel em 3% em suas refinarias já a partir deste sábado (21/12) já o preço da gasolina não será alterado.

O último reajuste no valor do diesel havia sido promovido pela Petrobras no dia 4 de dezembro,o anúncio da elevação do preço do diesel se dá no mesmo dia em que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou recorde na produção nacional de petróleo.

Em novembro, pela 1ª vez foi rompida a barreira de 3 milhões de barris por dia. O número representa alta de 4,2% em relação ao mês anterior, de acordo com projeção do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) o preço do diesel nas refinarias da estatal está R$ 0,06 por litro acima das cotações internacionais. Com o reajuste, a margem da companhia deve aumentar.

A política de preços dos combustíveis da Petrobras prevê o acompanhamento de um conceito chamado paridade de importação, que considera as cotações internacionais, a taxa de câmbio e custos para trazer o produto ao país.


A Petrobras alega, porém, que o valor da paridade internacional varia de empresa para empresa, dependendo do acesso aos vendedores e à infraestrutura de transporte do produto.


O reajuste ocorre após uma semana de ameaças de greve de caminhoneiros. Lideranças da categoria chegaram a convocar manifestações para a última segunda (16), mas o movimento não teve grande adesão.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *