Miracema tem a melhor nota no ideb em todo o Estado

Ideb é sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Ele avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares

Divulgado nessa terça-feira 15/09o resultado do ideb, mostra o município de Miracema com a melhor nota em todo o Estado do Rio de Janeiro, o município alcançou nos anos iniciais a nota 6.9 e nos anos finais a nota 6.1.

Em Santo Antônio de Pádua nos anos iniciais o município teve a nota 6.1 e nos anos finais a nota foi 5.2, Itaocara nos anos iniciais 6.3 e nos anos finais 5.3, Aperibé nos anos iniciais obteve 5.5 e nos anos finais 4.9, Cambuci nos anos iniciais obteve 5.5 e nos anos finais 4.2, Itaperuna nos anos iniciais obteve 6.3 e nos anos finais 5.4.

Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019 (em todo o país, sendo que Miracema superou esse número, chegando a 6.1, portanto, acima da média do país), superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5. 

Em termos numéricos, segundo o Inep, isso significa progredir da média nacional de 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Para os anos finais do ensino fundamental, a meta nacional é 5,5 e, para o ensino médio, 5,2. Esta é a penúltima divulgação do Ideb antes do fim das metas previstas. A próxima será em 2022, referente a 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *