MIRACEMA, LAJE DO MURIAÉ E ITALVA TERÃO ACESSO A EXAMES DE MAMOGRAFIA AMPLIADOS

A Secretaria Estadual de Saúde vai ampliar o acesso à realização de exames de mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios de Italva, Laje do Muriaé e Miracema, pedido foi feito pelo Ministério Publico Federal (MPF).

Segundo o MPF, no 10º dia útil de cada mês serão disponibilizadas vagas de exames de mamografia no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

De acordo com o MPF, essas vagas eram disponibilizadas para 89 município do Rio, agora, com a ampliação, o serviço será oferecido também para essas três cidades do Noroeste Fluminense.

Os agendamentos vão poder podem ser feitos por representantes dos municípios diretamente no sistema de marcação.

“As cotas de exames foram pactuadas de acordo com a densidade populacional de cada cidade e a capacidade de cada mamógrafo, mas no dia 20 de cada mês as cotas são desligadas no sistema”, informou o MPF.

Todas as vagas que não foram utilizadas serão liberadas, evitando a ociosidade e formação de filas.

Ainda de acordo com o MPF, essas cidades tinham uma demanda reprimida e filas de espera para o exame. Os exames desses municípios, de acordo com Programação Pactuada Integrada (PPI) do SUS, são realizados em Itaperuna, que conta com quatro mamógrafos e baixa demanda segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

A partir do inquérito do MPF, o município de Laje do Muriaé informou que reduziu o tempo de espera para realização dos exames através do cofinanciamento.

O município de Italva informou que a fila de espera se tornou quase ínfima, e em Miracema, duas vans foram adquiridas para transporte de pacientes que irão realizar o exame mamográfico no Rio de Janeiro ou qualquer outro local designado.

FONTE: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *