Mais de 500 mil eleitores do estado do RJ ainda não cadastraram a biometria

Termina no próximo dia (01/12), o prazo para eleitores de 28 municípios do estado do Rio de Janeiro fazerem seus cadastramentos biométricos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

Apesar de restarem apenas 25 dias para o fim do prazo, mais de 500 mil eleitores ainda estão pendentes. A maioria deles é dos municípios da Baixada Fluminense.

O cadastro da biometria é obrigatório em 35 municípios do estado do Rio, porém, em 7 deles, o prazo já terminou. Então, segundo o TRE-RJ, o eleitor deve conferir, primeiramente, se o seu município faz parte da lista de 28 onde o cadastramento é obrigatório. Se sim, é necessário agendar o atendimento pelo site ou telefone do TRE.


Vale destacar que quem votou nas últimas eleições utilizando a biometria, está dispensado do comparecimento. Para saber se a digital já está cadastrada, o eleitor também pode conferir no site do TRE. No Rio de Janeiro capital, o cadastramento ainda não é obrigatório.

O eleitor que não comparecer no prazo determinado, terá seu título eleitoral cancelado e não poderá participar das próximas eleições, que acontecem em 2020.

A biometria é o tipo de tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital, possibilitando maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, vinculado junto à urna eletrônica.

O cadastramento biométrico pode ser feito em todas as zonas eleitorais do estado do Rio de Janeiro, os cartórios eleitorais atendem mediante agendamento prévio, com intuito de evitar filas e agilizar o atendimento, permitindo ao eleitor escolher dia e horário em que será atendido.

Na nossa região as cidades de Itaocara, Lage do Muriaé, Miracema e São Fidélis ainda é possivel fazer o cadastro biometrico.

Arraial do Cabo, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Cardoso Moreira, Comendador Levy Gasparian, Cordeiro, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Italva, Macuco, Magé, Mendes, Natividade, Porciúncula,Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio Claro, Santa Maria Madalena, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto ,Silva Jardim, Varre e Sai e Vassouras são as outras cidades onde também se pode fazer o cadastro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *