FIM DE SEMANA COMEÇA COM TEMPO FIRME MAS TERMINA COM MUDANÇAS.

A massa de ar quente e seca continua atuando sobre o Sudeste do Brasil, ela inibe a formação de nuvens de chuva e evita que frentes frias mais fracas avancem do Sul do Brasil em direção ao estado do RJ, por isso o tempo continua firme até meados de Domingo, mas a chegada de uma frente fria mais forte consegue furar o bloqueio e muda isso.

Sexta-feira e Sábado.

O tempo fica firme em todo o estado do RJ tanto na sexta-feira (04/010) quanto no Sábado (05/10), com o sol bombando o dia todo em um céu praticamente sem nenhuma nuvem o calor está garantido, a umidade relativa do ar fica baixa em todo o estado do RJ, na casa dos 30%, sendo que o recomendando para a saúde humana é UR igual ou superior aos 60%.
As mínimas ainda serão amenas e até um pouco frias em cidades serranas, porém as máximas sobem rapidamente, passando com facilidade dos 30 graus em praticamente todo o estado do RJ!

Tempo começa a mudar no Domingo!

O Domingo começa com o tempo firme em todo o estado do RJ, as mínimas continuam amenas mas as máximas disparam, podendo fazer mais calor que no Sábado, o motivo é que vamos entrar em condições de calor pré-frontal.
Toda frente fria provoca um aquecimento das temperaturas nas áreas adjacentes a ela e na direção do seu deslocamento. Essa região fronteiriça é chamada sistema pré-frontal e tem a temperatura notavelmente superior ao seu entorno.
É por isso que fica sensivelmente mais calor algumas horas antes da chegada de uma frente fria, por exemplo.
As máximas no Domingo passam com facilidade dos 35 graus no estado do RJ, será um dia bem quente.

Risco de chuva entre o final da tarde e noite de Domingo!

A aproximação dessa nova frente fria pode provocar rajadas de vento de moderada a fraca intensidade em áreas litorâneas do estado entre a manhã e tarde de Domingo, a nebulosidade começa a aumentar e podemos ter registro de algumas pancadas de chuva no Centro-Sul Fluminense entre o finalzinho da tarde e noite de Domingo, principalmente em áreas da Costa Verde, Médio Paraíba Fluminense, Grande Rio e parte da região Serrana, de inicio a chuva será bem isolada e pode vir em forma de temporais com raios e rajadas de vento até.

Prévia para a próxima semana!

Tudo indica que a próxima semana será mais amena e instável, depois da passagem da frente fria o tempo fica mais favorável para a chuva sobre o estado do RJ…. Mais detalhes na atualização semanal que sai no Domingo.

Acompanhe a nossa página, nós sempre estamos trazendo atualizações do tempo e alertas meteorológicos.

Segue o nosso Instagram: mcf_rj

Equipe M.C.F
Fontes: CPTEC (Windyty e GFS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *