FERIADÃO SERÁ MARCADO POR CHUVA VOLUMOSA, VENTOS FORTES E RESSACA NO LITORAL FLUMINENSE!

Uma nova frente fria está se formando no Sul do Brasil, a tendência é que ela avance em direção ao litoral Fluminense ao longo desse feriado e final de semana, logo atrás dela um sistema de baixa pressão está se formando entre a Costa Sul e Sudeste do Brasil, ele deve ganhar força nas próximas horas e virar um Ciclone Extratropical que vai passar em alto-mar na altura do litoral do estado do RJ durante esse final de semana, confira os detalhes!

Quinta-feira (14/11)

Nesta quinta-feira véspera de feriado o tempo fica abafado em todo o estado do RJ, sol entre nuvens e risco de pancadas de chuva entre a tarde e noite, essa chuva pode vir em forma de temporais, eles serão localizados porém fortes, onde cair pode chegar acompanhados de raios, rajadas de vento e não se descarta uma pequena possibilidade de queda de granizo em casos extremos e isolados.
O que vai provocar essa chuva na quinta-feira é o excesso de umidade e calor disponível na atmosfera. Lembrando que esses temporais devem atingir praticamente todas as regiões do estado, porém ainda de forma ISOLADA!

Sexta-feira (15/11)

Na sexta-feira, dia 15 de Novembro feriado nacional da Proclamação da República, uma frente fria avança pelo litoral Fluminense e a partir daí tudo muda!
O avanço desse sistema frontal (Frente fria) associado ao ciclone extratropical irá favorecer o alinhamento da umidade em baixos níveis e a configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), esse fenômeno quando configurado canaliza a umidade da amazônia em direção ao estado do RJ, isso provoca chuvas fortes e volumosas que podem trazer transtornos como alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra, por isso segundo os meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) Com a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul a partir da sexta-feira (15/11), as chuvas serão intensas e generalizadas sobre o estado do RJ, começando pelo Centro-Sul do estado e avançando pelas demais áreas ao longo do dia. Será um feriado de muita atenção, ainda mais para quem mora em área de risco ou vai viajar, as estradas vão ficar perigosas devido a chuva.

Sábado (16/11)

Ao longo do Sábado o tempo continua muito instável sobre todo o estado do RJ, o deslocamento da frente fria associada ao ciclone extratropical em alto-mar vai fazer com que o canal de umidade (ZCAS) se desloque mais para o Leste da região Sudeste, provando assim a diminuição gradual da chuva no Centro-Sul do estado do RJ, mesmo a chuva diminuindo ao longo do dia ainda podemos registrar chuva com intensidade variada em cidades do Médio Paraíba Fluminense, Costa Verde, Grande Rio, Região Serrana e dos Lagos, com a ZCAS mais ao Leste da região Sudeste a chuva mais pesada no Sábado fica concentrada em áreas do Centro-Norte Fluminense (Norte e Noroeste), essa chuva pode provocar alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e até deslizamentos de terra em área de risco.

Domingo (17/11)

Com a frente fria e seu ciclone extratropical já em alto mar, mais a ZCAS que já vai ter se deslocado para o norte do ES a tendência é que a chuva perca força no Domingo, ainda vamos ter um risco pequeno para chuva que pode variar entre fraca e moderada intensidade em pontos isolados do estado.

TEMPERATURAS!

O final de semana não será frio nem quente, o excesso de nebulosidade e a chuva vão manter as temperaturas máximas agradáveis entre sexta-feira e Domingo, com máximas variando entre 23 gruas (ou menos nas cidades serranas) e 28 graus.

VENTOS FORTES NO LITORAL FLUMINENSE!

Segundo o Serviço Meteorológico Marinho a passagem desse Ciclone Extratropical em alto-mar pode provocar rajadas de vento fortes em toda a faixa litorânea do estado do RJ, as rajadas de vento podem ultrapassar os 65 km/h, podendo começar entre essa noite de quarta-feira (13/11) valendo até a noite de Sábado (16/11). Vale lembrar que essas rajadas de vento acontecem principalmente nas cidades litorâneas, no interior a chance de rajadas de vento fortes é menor mas pode acontecer.

RESSACA NO LITORAL FLUMINENSE!

O Serviço Meteorológico Marinho também alerta para o risco alto de uma forte ressaca, com ondas de até 4 metros de altura em toda faixa litorânea do estado do RJ, essa ressaca deve começar na quinta-feira (14/11) e pode durar até o Domingo (17/11).

É importante destacar que a formação e atuação de ciclones com características extratropicais é comum pois, toda frente fria que avança pela América do Sul, está relacionada a um ciclone com estas características. O que difere desta vez é sua formação mais próxima a costa que poderá acarretar em maiores transtornos e riscos a população.

OBSERVAÇÃO!

Essa previsão estendida pode sofrer alterações ao longo dos próximos dias, para ficar sabendo de tudo acompanhe a nossa página diariamente, aqui estamos sempre trazendo atualizações e alertas do tempo para melhor te informar.

Equipe M.C.F

Fontes: CPTEC/INMET/SMM (Windyty, GFS e ECMWF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *