FÁBRICA CLANDESTINA DE QUEIJO É FECHADA EM CAMPOS

Uma ação conjunta da Defesa Agropecuária Estadual e da Polícia Militar,terminou com a apreensão de 400 kg de queijos impróprios para o consumo, na manhã desta quinta-feira (11/04) em Campos. A ação foi realizada em dois laticínios clandestinos localizados no distrito de Santa Maria.

A PM, informou que os agentes encontraram a produção de queijo frescal que seriam destinados ao comércio da região. Os produtos eram fabricados sem as condições de higiene necessárias e geravam riscos para a saúde do ser humano, já que podiam trazer algum tipo de doenças para os consumidores. Os dois locais foram fechados e multados.

A Defesa Agropecuária alerta aos consumidores que somente adquiram produtos de origem animal e derivados (queijo, requeijão, leite, iogurte, carnes, linguiças, embutidos, defumados entre outros) oriundos de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Oficial (S.I.M, S.I.E ou S.I.F.) que são facilmente identificados na rotulagem q acompanha todo produto de origem animal, salientando ainda que sem essa descrição na rotulagem o consumidor não deve se arriscar pois o que está em jogo é sua saúde.

Os produtos e derivados ditos artesanais que não disponham desse registro e usam a propaganda de livres de conservantes e aditivos, não devem ser consumidos.



“Os produtos de origem animal quando produzidos em estabelecimentos registrados oficiais, passam por rigoroso processo de inspeção, análises e fiscalização, desde a matéria prima e seus ingredientes, processo de fabricação e manipulação, embalagem e transporte, fatos que os tornam seguros e adequados ao consumo humano, além disso, em sua rotulagem estão descritos todos os ingredientes onde poderá o consumidor conforme sua necessidade escolher aquele que lhe convém assegurando assim a qualidade e segurança do que chega à sua mesa, diferentemente do clandestino q não recebe nenhuma fiscalização ou obedece os preceitos técnicos sanitários nem passa por inspeção”, informou o órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *