Escolas estaduais abrem pré-matrícula na próxima terça feira

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) abrirá na próxima terça-feira (05/11), o período de pré-matrículas para escolas da rede pública.

Mais de mil unidades de ensino estaduais do Rio de Janeiro estarão com oportunidades disponíveis. As inscrições devem ser feitas pelo site, até o dia 4 de dezembro

Nesta 1ª fase, os alunos devem escolher três opções de sua preferência, sendo que serão alocados em apenas uma unidade de ensino.

A secretaria esclarece que os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios, conforme o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, nesta ordem:


1-preferência à pessoa com deficiência, conforme estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente;

2 – preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal;

3 – permanência na Rede Pública de Ensino;

4 – proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente;

5 – em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

No momento da inscrição, o interessado poderá escolher escolas que ofertam Ensino Médio Regular; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em tempo integral – em que o estudante também faz um curso técnico -; Ensino Médio Intercultural – que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira -; Ensino Médio Inovador – com propostas curriculares inovadoras nas escolas -; unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores); Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, escolas de Ensino Médio em tempo integral com ênfase em Empreendedorismo.

ERVIÇO

INSCRIÇÕES PARA PRÉ-MATRÍCULA

Período de pré-matrículas pela internet: de 5 de novembro a 4 de dezembro

Resultado da alocação: 20 de dezembro

Confirmação da pré-matrícula: de 6 a 8 de janeiro de 2020 (na unidade em que o aluno foi selecionado)

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Período de renovação: de 4 de novembro a 22 de novembro

A renovação deve ser feita diretamente na escola onde o aluno estuda.

O FLUMINENSE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *