Casos de clonagem de WhatsApp por pessoas que usam o aplicativo para aplicar golpes têm se tornado frequentes, famosos como Xuxa, Preta Gil, Giovanna Ewbank, Hugo Gloss e Celso Portiolli também já se depararam com o problema.
Criminosos clonam Whatsapp afim de pedirem dinheiro a pessoas conhecidas da lista de amigos da vítima.
Segundo o Delegado Eurico Cunha “A gente verificou que os golpes envolvendo clonagem do Whatsapp estão aumentando. O criminoso clona o número e tem acesso ao aplicativo, contatos e conversas privadas da vítima. A partir disso, começa a pedir dinheiro para as pessoas se passando pelo verdadeiro dono do número” .
Em Pádua o Primeiro relato foi envolvendo uma empresária chamada Fernanda Alves, que é dona e professora de Língua Inglesa ¨PROFICIENCY¨.
Fernanda nos informou que uma pessoa entrou em contato com seu tio pedindo dinheiro, Fernanda imediatamente entrou em contato com o criminoso que a fez ameaças.
O delegado ressaltou que o aplicativo tem sistema de segurança – a verificação em duas etapas – para impedir o acesso de terceiros.
- Abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações” (no Android) ou “Ajuste” (iOS);
- Escolha o item “Conta”;
- Selecione “Verificação em duas etapas”;
- Clique em “Ativar”.
“Queremos orientar as pessoas para adotarem esta medida preventiva porque o golpista não terá acesso à senha do proprietário ao tentar clonar o aparelho”, ressaltou Cunha.
Até o momento as vítimas tiveram prejuízos de valores variados. “Quem descobrir que foi vítima, deve fazer o registro da ocorrência, comunicar à Polícia Civil e à operadora de telefonia para pedir o bloqueio do aplicativo e a recuperação pelo dono”, concluiu.