DIA D DA VACINA CONTRA O SARAMPO ACONTECE NESTE SÁBADO, EM PÁDUA FOI ADIADO PARA O DIA 14/03

A Secretaria de Saúde promove, neste sábado (7/3), mais um Dia D contra o Sarampo no Rio de Janeiro este ano. A iniciativa, que tem por objetivo mobilizar a população fluminense a tomar a vacina, acontece em postos de saúde dos 92 municípios do estado.

A secretaria terá equipes em caminhões itinerantes para ajudar a imunizar moradores de quatro cidades: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Japeri e Arraial do Cabo, das 8h às 14h. A meta do governo estadual é vacinar durante a campanha três milhões de pessoas, entre seis meses e 59 anos de idade, a fim de evitar uma possível epidemia da doença. Dos 658 casos no estado desde o ano passado, 412 foram registrados em crianças com até 9 anos, ou 62,6%.


A secretaria também orienta que gestantes e imunodeprimidos (pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido) não devem se vacinar. Desde o início da campanha, que começou em 13 de janeiro, cerca de 700 mil pessoas foram imunizadas em todo o estado, apenas 23,3% da meta definida pelas autoridades sanitárias estaduais. O horário de vacinação nos postos municipais será definido por cada prefeitura.

– A secretaria age, desde o ano passado, de forma preventiva com relação ao sarampo. Antecipamos o início da campanha, promovemos o primeiro Dia D em fevereiro, e treinamos médicos, enfermeiros e técnicos para identificar sintomas da doença.

Também utilizamos caminhões itinerantes para percorrer várias cidades e instalamos pontos fixos de vacinação em locais com grande circulação de pessoas, como a Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e estação de metrô, entre outros. Os cidadãos fluminenses precisam se vacinar contra o sarampo, pois o risco é real – explicou o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Na cidade de Pádua, devido ao nivel do Rio Pomba que transbordou na cidade pela terceira vez no ano o dia D foi adiado para o dia 14/03 próximo sábado, as vacinas estarão disponiveis durante a semana dos postos de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *