Conselhos para quem vai por um apartamento para alugar

Confira algumas dicas e saiba como valorizar seu imóvel

Uma das formas mais comuns de realizar investimentos no mercado imobiliário é colocando um imóvel para alugar. Além de ser uma das formas mais simples de investir, o aluguel no RJ também gera ganhos com imóvel de forma segura, com a assinatura de contrato entre proprietário e inquilino. Além disso, os ganhos costumam ter um prazo duradouro, de um a dois anos, dependendo do caso.

Mas para se tornar uma fonte de renda, o imóvel precisa ser encontrado pelo inquilino ideal. Para que isso aconteça de forma rápida e segura, você enquanto proprietário precisa tomar algumas decisões importantes que vão definir a forma como seu imóvel vai ser exibido no mercado. Para não perder tempo e fechar um bom negócio, é interessante seguir algumas dicas que vão auxiliar a valorizar ainda mais o seu imóvel.

Antes de iniciar qualquer estratégia, é fundamental definir quem iria ficar responsável por estar realizando o aluguel do imóvel. Você pode optar por realizar de forma independente ou contar com o apoio de uma imobiliária. Ao alugar seu imóvel sozinho, é preciso estar ciente de que você é responsável por toda a etapa da negociação, assim de verificar se todos os documentos entregues estão em dia.

Junto de uma imobiliária, esse processo é de responsabilidade do corretor de imóveis. Assim, para não ter nenhum tipo de problema, pesquise a respeito da imobiliária que você pretende escolher e converse com outras pessoas que também já foram clientes da empresa. Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil tomar uma decisão assertiva e ter sucesso no seu negócio. Agora que você já sabe o básico sobre aluguel, confira algumas dicas a seguir que vão ajudar a valorizar seu imóvel:

1) Invista na apresentação do seu imóvel

Garantir uma boa apresentação do seu imóvel é como oferecer um cartão de visita, a primeira impressão é aquela que fica. Por isso, o primeiro passo para gerar interesse e atrair potenciais inquilinos junto ao seu apartamento para alugar no RJ é fundamental que o ambiente esteja preparado. Isso envolve desde a questão estrutural como acabamento, a pintura, o piso e as condições de itens importantes no dia a dia da casa como porta, janela, maçaneta, entre outros. O ideal também é verificar pontos como encanamento, viação e outros pontos que possam vir a comprometer a segurança e gerar problemas no futuro.

Com todos esses tópicos em dia, chegou o momento de preparar o imóvel para receber as primeiras visitas. No geral, imóveis para alugar costuma ficar um determinado período de tempo fechado. Assim, antes de receber os primeiros visitantes, realize uma limpeza e deixe o ar circular no ambiente. Para deixar o ambiente agradável por mais tempo, aposte em aromatizadores suaves.

Não é uma questão obrigatória, mas incluir objetos de decoração também contribui para valorizar o imóvel. Com o ambiente mobiliado, fica muito mais fácil para os potenciais inquilinos se visualizarem no imóvel e imaginar como podem organizar sua vida ali, aumentando o desejo e interesse no espaço.

2) Tenha em mente o perfil de cliente que deseja atrair

Ao colocar seu imóvel para alugar é muito importante que você tenha em mente qual perfil de inquilino deseja. Isso vai ajudar na hora de anunciar a unidade, indicando quais canais utilizar para a comunicação e de que forma se comunicar.

Em primeiro momento, com certeza você deve compartilhar a informação com amigos, familiares e pessoas próximas que ajudem a divulgar e até mesmo tenham interesse em estar mudando de ambiente.

Mas é importante ter em mente que nem sempre essas pessoas são aquelas que estão de fato interessadas no seu imóvel. Pensando assim, as chances de criar expectativas e terminar com frustrações são menores.

Antes de anunciar, analise seu imóvel e identifique que tipo de moradores iriam se adequar melhor a aquele ambiente: solteiros, casal, família com crianças, moradores com animais de estimação, estudantes, entre outros. Ao definir seu público, será muito mais fácil preparar o imóvel para atrair os visitantes, anunciar de forma mais efetiva e aumentar ainda mais as suas chances de fechar negócio.

3) Aposte em uma boa divulgação

Com as novas tecnologias aliadas ao mercado imobiliário, são diversas as formas de anunciar o seu imóvel para o aluguel.

Para entender a importância de se realizar um bom anúncio é preciso conhecer mais sobre a jornada do consumidor. Como forma de otimizar tempo, os possíveis inquilinos realizam uma busca inicial na internet a fim de conhecer alguns imóveis dentro daquilo que estão procurando, antes de realizar uma agenda uma visita presencial até o imóvel.

Por isso é fundamental que o anúncio da sua unidade esteja na internet, em um site ou rede social que seu próximo inquilino consuma e realize buscas. Com a publicação bem realizada em diferentes canais, fica mais fácil dos usuários encontrarem e conhecerem seu imóvel, mesmo que ainda na internet.

Para ter sucesso em seu primeiro contato com o visitante, capriche nas fotografias dos cômodos do imóvel, faça uma descrição detalhada e deixe mais de uma opção de contato disponível, que facilite o agendamento da visita ou ainda o esclarecimento de possíveis dúvidas que podem ser decisivas para estimular a realização do negócio.

4) Esteja aberto a realizar negociações

Um dos pontos mais importantes para fechar um negócio imobiliário é se mostrar flexível com o possível inquilino. Isso porque na maioria dos casos a proposta que chega para o imóvel nem sempre é como a planejada pelo proprietário.

No caso do aluguel, em que o valor de cobrança já é definido previamente, algumas situações podem aparecer como o interesse do inquilino está realizando uma reforma no ambiente, em troca de um desconto no valor a ser cobrado.

Esses exemplos podem oferecer condições vantajosas para ambas as partes, uma vez que o proprietário acaba ficando com seu imóvel em dia pela obra a vir ser realizada e o inquilino pode morar em um ambiente que tenha a sua cara e ainda pagando menos do que o planejado. Por isso, na hora de negociar o ideal é estar disposto a abrir mão de algumas questões, em troca de bons resultados!

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *