ASTERÓIDE PASSARÁ PROXIMO DA TERRA NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA

De acordo com observações do The Virtual Telescope Project, gerenciado pelo astrônomo italiano Gianluca Masi, um asteroide gigantesco fará sua máxima aproximação com a Terra na próxima sexta-feira (25/10), O objeto intitulado 1998 HL1 tem quase 1 km de diâmetro.

 Mas não há motivo para pânico: ainda que o asteroide esteja nas listas de objetos potencialmente perigosos, ele não está em rota de colisão, não havendo risco de qualquer impacto com o nosso planeta.

Masi registrou a passagem mais recente do objeto em nossos arredores no dia 19 de outubro, quando ele passou a cerca de 8,5 milhões de km de distância:

Já quando ele estiver em sua máxima aproximação no dia 25, o asteroide chegará a 6,2 milhões de quilômetros algo equivalente a 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Sendo assim, astrônomos podem se preparar para rastrear o asteroide e acompanhar sua passagem pelo nosso quintal espacial.

O 1998 HL1 foi descoberto em 1998 e já vem sendo observado com afinco desde então; portanto, sua trajetória é bastante conhecida por cientistas em todo o mundo, então podemos ficar tranquilo quanto às informações de que ele não representa mesmo nenhum risco ao nosso planeta.

Fonte: Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *