APÓS ECLIPSE SOLAR, BRASILEIROS PODERÃO OBSERVAR ECLIPSE LUNAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA 16/07

Há pouco mais de duas semanas do eclipse solar total visível em boa parte de América do Sul, um eclipse lunar parcial poderá ser observado em todo o Brasil na próxima terça-feira, (16/07).

Ao contrário do total, o eclipse parcial acontece quando a Lua passa parcialmente – não totalmente – na sombra da Terra. Boa parte dos raios solares solares são ofuscados pelo nosso planeta e a sombra é projetada na superfície lunar.

O eclipse lunar parcial será visível em todas as cidades brasileiras no começo da noite. A Lua nascerá eclipsada e quem estiver mais próximo da costa brasileira será privilegiado para observar o fenômeno por um pouco mais de tempo.

O fenômeno em si começa às 15:44, no entanto, o satélite natural ainda não vai ter surgido no Brasil apenas pessoas no continente africano, Europa, Austrália e parte de Ásia vão deslumbrar.

Logo mais às 17h30 (horário de Brasília) o espetáculo começa em território brasileiro e durará até próximo de 20:00.

O eclipse chegará em seu ápice às 18:30, onde boa parte da Lua vai estar escura e aparentará ser uma Lua crescente. O horário em que a Lua surge no horizonte pode ter discrepância de alguns minutos a depender da região onde você esteja, portanto, fique sempre de olho na direção Leste. É importante ter uma boa visada se você espera ver desde o momento em que ela aparece.

Apesar de não ser um eclipse total, aproveite o momento e observe seja a olho nu ou com telescópio, afinal, o próximo eclipse lunar com ótima visualização no Brasil só acontecerá em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *